quarta-feira, setembro 26, 2012

Historinha de amor sem título

Parece que existem duas em mim. Uma mineira, belorizontina, de all star, fala lenta, que observa a vida acontecendo, que proseia, que fica horas na mesa do bar, que pensa com calma. E aí apareceu essa outra: de salto alto (logo eu...), paulista, paulistana, que conhece recantos que só os nativos conhecem, que toma cafezinho em pé no balcão porque o tempo é curto, que não joga conversa fora porque não tem com quem jogar, que anda rápido e fala mais rápido ainda. Não tenho tempo a perder. Mas a verdade é que não são duas eus. É uma só. Eu sou uma só. A mineira que gosta de interagir com essa cidade enorme que está sempre te escorraçando. Porque São Paulo está sempre te mandando embora. Go home! São Paulo manda até os paulistanos embora se isso for melhorar essa densidade demográfica absurda. Mas a gente fica. A gente fica. E a gente fica. Nativos e forasteiros De teima. Por necessidade. Porque o trabalho está aqui. Porque a família está aqui. Porque descobriu um amor, ainda que seja uma paixão complicada e que vá te fazer sofrer, amor é amor e ao amor não se vira as costas. Não é uma Síndrome de Estolcomo. Eu vim porque quis e continuei porque quis também. Mas é como um namorado ciumento que, de vez em quando, você pensa em deixar. E agora essa sou eu, uma mineira mimetizada de paulistana. Uma borboleta que pousou no tronco e ficou parecendo tronco. Mas não virei o tronco; ainda sou a borboleta. Eu engano os olhos dos outros, eu pareço daqui e, se eu quiser, eu disfarço bem meu sotaque. Mas não. Prefiro deixá-lo lá, só um tiquim escondido, mas com uma pontinha aparecendo. Porque eu sou forasteira, penso como forasteira e por isso mesmo valorizo mais o fato de estar aqui. Vejo com os olhos de forasteira e por isso o encantamento que eu sinto é genuíno. Amo com o coração de forasteira e meu amor é verdadeiro e forte. Eu sou de lá, mas aqui é o meu lugar.

3 comentários:

Sandro Macedo disse...

Gostei demais!
Gosto muito de São paulo, estou com suadades, só não sei se conseguiria voltar a morar aí.
Primeiro fim de semana de outubro estarei aí pra gente falar muito!

Anônimo disse...

Ufa!! Finalmente ressucitou!! Seja feliz aí!!! Beijos, Bebella.

Sandro Macedo disse...

continue!