segunda-feira, março 17, 2008

Meu amor foi embora!

Este talvez seja o texto mais difícil que eu já escrevi na vida.

O título é a frase que minha mãe disse à enfermeira que mediu sua pressão ontem depois que meu pai morreu. Foi a frase mais triste, mais linda, mais dolorida e mais verdadeira do mundo.

Quem conheceu meu pai um pouquinho sabe de seu amor pela mulher, pela família que eles criaram, pelo flamengo e pelo cooperativismo. Isso dava pra saber sobre ele em cinco minutos de conversa.

Quem conviveu um pouquinho com ele sabe de sua honestidade, de sua garra e de sua vontade de viver. É por isso que é tão inacreditável que ele não esteja mais aqui conosco.

Quem conhece meu pai como eu conheço sabe, além de tudo isso que eu contei aí atrás, que grande avô que meus filhos e meu sobrinho tiveram, que ele sabia "fazer o tatuzinho mamar", "dava cuca" e que a única bronca que dava nos netos era dizer "patati patatá". Os melhores conselhos saiam dos seus lábios, o melhor carinho vinha das suas mãos. Ele não tinha vergonha de dizer que amava, não tinha vergonha de pedir um cafuné. Era bravo e doce. Era amigo a ponto de, apesar de flamenguista, torcer para o corinthians pra não ver meu filho triste. Ele era orgulhoso da mulher que ele conquistou e dos filhos que ele criou. E nós somos orgulhosos dele.

Pai, o mundo sem você é tão triste que dá vontade de pedir para parar tudo.

Funeral Blues
W. H. Auden

Pare os relógios, cale o telefone
Evite o latido do cão com um osso
Emudeça o piano e que o tambor surdo anuncie a vinda do caixão, seguido pelo cortejo.
Que os aviões voem em círculos, gemendo e que escrevam no céu o anúncio: ele morreu.
Ponham laços pretos nos pescoços brancos das pombas de rua e que guardas de trânsito usem finas luvas de breu.
Ele era meu Norte, meu Sul, meu Leste e Oeste
Meus dias úteis, meus finais-de-semana, meu meio-dia, meia-noite, minha fala e meu canto.
Eu pensava que o amor era eterno; estava errado
As estrelas não são mais necessárias; apague-as uma por uma
Guarde a lua, desmonte o sol
Despeje o mar e livre-se da floresta pois nada mais poderá ser bom como antes era.

10 comentários:

Daniel Ottoni disse...

nem sei oq falar...

meus sentimentos pela perda...

como disse ao seu irmão, qq coisa q precisarem, eh so chamar...

conheci muito pouco seu pai, mas ouvi muito sobre ele e sei q era um exemplo para todos...

com certeza ele está em um lugar melhor e muito bem acompanhado

beijos

Anônimo disse...

é difícil achar o que falar. quando quem amamos se vai assim dá vontade de parar tudo mesmo ou ir junto. mas a história de seu pai continua em você, seus filhos, irmãos e sobrinhos. deixe ela continuar bonita, um tanto mais triste mas bonita em todos vocês. beijo carinhoso em ti, sua mãe e sua irmã.

Mari disse...

oi amiga !precisando é só gritar!agora ele estara mais doq ue junto de vocÊs...ele estara klá de cim olhando e cuidando de cada um de voc~es com a mesma intensidade !
querendo desabafar estamos aqui !beijão

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Sandro me contou ontem. Avalio o a dificuldade de lidar com essa perda tão grande para a sua família. Fico triste só de ler e imaginar na importância que seu pai tem para todos. Gosto tanto de você sem nem te conhecer também...Que Deus traga o conforto e a paz pra vocês. Beijos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isis disse...

Ju.....

Minha amada amiga , ensaiei muito te ligar , peguei no telefone um sem número de vezes e confesso que não consegui, sei o quanto é duro essa dor e o quanto tudo isso arrebenta a alma... sempre vai doer e a cada dia o amor que sentes por ele vai ser a única certeza que nunca passa...quando conseguir te ligar prometo que será a minha primeira providência , muitos beijos em vc , nos meninos e na Tia Ana!!!

Saiba que seu amor não foi embora , ele agora só está numa viagem que vai demorar mais para voltar...

Unknown disse...

Amiga, nao sei o q falar e axu q nao tem mto o q se falar, saiba q estou pensando mto em todos vcs e pedindo a Deus para confortá-los.
Amo vc!!!
Bj
Jana

Anônimo disse...

Fazia tempo que eu não vinha ao seu blog, devo comentar... deve ter sido pelo longo período sem postagens desde janeiro.

Eu não sei o que dizer, Ju.

verazefa disse...

Jujú,nunca havia visitado seu blog...nem sabia que seu pai partiu pra uma outra esfera de vida...tudo isso me emocionou muuuuito e,pode crer q escrevo pra vc em lágrimas sinceras! Achei lindo sua homenagem pra ele(festa no céu)...receba meu abraço carinhoso extensivo á toda sua família. Precisamos nos ver,um bjão saudoso da ,Vera Couto(Zefa).