quinta-feira, setembro 06, 2007

Cansei dessa vida

Eu não devo ser a única e vou cair no maior lugar comum do mundo, mas... fazer o quê? Não quero terminar meus dias advogando. De jeito nenhum! Não quero pagar OAB pra sempre. Não quero! Não quero! Não quero!

Tá, ainda não cheguei ao desabafo da Denise do "eu odeio meu trabalho", apesar de entendê-la perfeitamente. Já tive trabalhos odiosos.

Não que eu não goste do meu trabalho atual. Gosto muito do escritório em que trabalho. Gosto de ser advogada. Mas não gosto de um monte de coisas (e um monte de gente) que orbita em torno dessa minha escolha profissional.

Cliente, por exemplo, são raros os que não dão mão-de-obra. E quanto mais chato o cliente, mais complicado o andamento do processo dele. Sabe aquela história de que "tudo o que é nojento cai no prato do rabugento"? Pois então. Isso funciona que é uma beleza. Se o cliente for daqueles que ficam ligando, então... aí o juiz não despacha nunca, o alvará sai com o nome errado, a petição se extravia no protocolo...

Ah, e cliente complicado tem, normalmente, um idiota no departamento pessoal e um boçal na contabilidade.

Aliás, que me desculpem os contadores, mas ô raça pra ter gente burra metida a sabida. Toda vez que eu tenho que falar com um contador, me dá vontade de morrer de catapora. Primeiro, porque contador acha que é advogado. Depois porque na hora que o bicho pega, ele não assume merda nenhuma que tenha feito.

Ah... esse é outro problema da advocacia: ninguém assume porra nenhuma! Na hora do aperto a desculpa é sempre a mesma: quem está trabalhando nesse processo é o meu colega que não está aqui no escritório nesse momento. E quando o cara resolve dar essa desculpa no meio de uma audiência de instrução, com o cliente dele do lado? "Excelência, é que eu não li a inicial porque o fulano aqui é cliente do meu colega de escritório e eu estou aqui só para quebrar o galho".

É... advocacia tem dessas coisinhas. E são elas que me fazem ficar meio deprimida quando eu penso em trabalhar nisso até ficar velha. Sinto que eu me acomodei em uma situação mais ou menos, aquela coisa conformadinha do "tá ruim, mas tá bom".

E eu nem estou falando de advocacia criminal ou de família, que deve dar uma dor de cabeça incapacitante todo dia no infeliz que resolveu encarar essas áreas do Direito. Eu nem me imagino em um júri, tentando defender o sujeito que matou a mãe a pauladas e depois saiu pra comer um cachorro-quente no boteco da esquina. Tá vendo? Tem coisas piores do que o meu trabalho.

Eu tenho até uma lista das piores profissões do mundo. Ela me ajuda a encarar meu dia de trabalho. Eu penso assim: "Juliana, você poderia ser criminalista". E aí a audiência com aquele juiz fdp fica bem mais suportável. Na minha lista das piores profissões do mundo, advogado criminalista deve estar no quinto ou sexto lugar. A pior do mundo é atendente de telemarketing, sem dúvida. Só de ter que falar em gerúndio, daquele jeito insuportável, com aquela vozinha horrível eu já teria me suicidado. Essa eu guardo para os dias realmente difíceis.

Mas por outro lado, há tanta coisa mais bacana do que o que eu faço... Já pensou se eu fosse enóloga? Ou, então, professora de ioga? O que me dizem de bióloga marinha? E trapezista? Fotógrafa, surfista profissional, degustadora de cafezinho, hacker. E aeromoça, hein? Hein? Hein????

12 comentários:

Denise disse...

Ju, não é que eu odeio o meu trabalho, é exatamente o que vc disse: "não gosto de um monte de coisas (e um monte de gente) que orbita em torno dessa minha escolha profissional." É só isso...

Tucuruí, fotos antigas e novas disse...

Juliana,

degustador de café é nojento! Toma ele frio e passa o dia cuspindo!

Tucuruí, fotos antigas e novas disse...

confirmando:

Dia-a-dia: degustadores de café trabalham no controle de qualidade, provando amostras para avaliar se os grãos estão bons. Os de vinho passam por baterias de degustação com os diversos tipos do produto. Num único dia são avaliadas cerca de 30 amostras de bebida, que em geral não são engolidas: o degustador só coloca na boca e depois cospe.

REMUNERAÇÃO


Salário inicial: cerca de 1 500 reais (café) e 800 reais (vinho)

Salário possível após dez anos: um degustador de café experiente pode ganhar até 10 mil dólares por mês

Mari disse...

Poxa Ju este texto caiu como uma luva.
Olha só vespera de feriado eu chorando por causas de pessoas que orbitam minha profissao...pessoas que só pensam em interesse próprio quando se tem uma vida em jogo.......
O mundo é assim será ?????
Queo descer.....

Rapha disse...

É... todo mundo cansa do trampo numa hora né? Mas geralmente são as pessoas que nos fazem odiar o trabalho, nem tanto ele em si.

Desiree disse...

hahahaha... parece alguém que eu conheço, tanto que eu costumo mudar de vida há cada 7 anos (no máximo) e digamos que estou em meio à uma nova mudança.

bjs

Daniel Ottoni disse...

hahahaha !
adorei o texto !

e olha q eu ja fui operador de telemkt durante quase 2 anos !
realmente era o caos!

mas meu atual trabalho eh pior: funcionario publico.
nao eh q funcionario publico seja ruim, mas eh q falta serviço mesmo ! ficar o dia todo sem fazer nada eh dose !

bjusss

Mari disse...

olha Daniel se quiser serviço vem trabalhar comigo aposto que falta dele nao vai ser !!!!
beijão

Anônimo disse...

Acabei me identificando pra caralho com esse texto, principalmente por causa da RAÇA que orbita em torno da nossa profissão odiável!

Mas tem coisa pior, ah se tem!

Unknown disse...

Nenhum atendente de telemarketing "tem" que falar no gerúndio. Quando a pessoa fala assim ao telefone é porque ela pensa que está fazendo bonito. Das coisas que eu fiz na vida pra sobreviver esta foi a pior. Em segundo veio trabalhar em loja de shopping.

gigi disse...

ju, a pior do mundo é ascensorista.

gigi disse...

ser aeromoça é uma grande merda. sou irmã de uma. vc não pode planejar nada, nem curso, nem faculdade, nem médico e nem namorado... vc serve cafezinho em vários idiomas pra gente mal educada.

todas tomam tarja preta, todas.

e olha que a minha irmã só tem 22 anos...