terça-feira, abril 04, 2006

Ah! Os prazeres de uma sala escura...

Depois de um longo e tenebroso inverno esperando os filmes chegarem à locadora Silva Lobo para poder assisti-los, eis que eu fui ao cinema. O programa era levar os filhos para ver "A era do gelo 2". o que, de fato, fizemos.

Para poder me fazer entender melhor, eu tenho que contar que num passado algo distante, eu ia ao cinema quatro vezes por semana. Chegava a um ponto de não haver mais filmes em cartaz e eu ter crise de abstinência. Antes do Otto morar em BH, eu ia sozinha. Sempre achei cinema um programa para se fazer só. Não gosto de sair da sala e comentar o filme, principalmente se eu gostei muito, se me tocou. Não gosto de ir com alguém que comenta cada passagem do filme. Se o filme for triste, eu gosto de chorar e não quero ter que me explicar para a pessoa que me acompanhou o porque do nariz escorrendo e da cara inchada.

Assistir filme em casa não é a mesma coisa. Sempre tem um telefone tocando, um vizinho gritando, uma criança passando no corredor... Ou isso, ou assistir filme depois das 10 da noite. Aí, vem o sono e me derruba.

No entanto, depois de nascidos os filhos, cinema só se conjuminar um bocado de fatores: alguém para cuidar dos pequenos, dinheiro para as entradas, que não são baratas (já que para ter alguém cuidando dos meninos, cinema só no fim de semana), o Otto sem plantão, estar em cartaz um filme que valha a pena o dinheiro gasto e o esforço dispendido e, por fim, Júpiter na oitava casa de Escorpião. Ou, então, levar os meninos para ver filmes infantis. Então, ultimamente tenho me contentado com Harry Potter, filmes da Pixar e congêneres, o que também não é ruim. Hoje em dia, os filmes de criança são muito bacanas.

O problema de assistir filmes infantis em cinema é ter que assistir em uma sala lotada de... crianças! E que não são as minhas! As minhas, modestamente, são bem educadas e sabem se comportar no cinema. Ensinei para os dois que menino que fala durante o filme, faz barulho ou tenta se levantar, o bicho-papão põe dentro do saco e leva embora.

Mas os outros que não foram educados à maneira clássica... que coisa triste! Eles entram com quilos e quilos de pipoca, fazem barulho, batem o pé na sua cadeira, falam o filme todo, os pais ficam respondendo alto como se tivessem assistindo o filme no DVD de casa e, no fim, deixam toda aquela sujeira para alguém limpar. Porque os pais estão educando seus filhos para serem servidos! Ninguém tem obrigação com nada. Ah! E tem a namorada do tio das crianças querendo agradar a sogra, levando todos os sobrinhos chatinhos do cara, de uma só vez, para assistir o mesmo filme que eu... ai, que tristeza!

Tirando isso, o filme foi bom. É bacana ver a cara dos meus pequenos empolgados com a história, esperando para ver o que vai acontecer depois e sair do cinema com aquelas expressões deslumbradas que eu entendo tão bem.

Mas isso me dá uma saudade de quando eu era assídua frequentadora de todas as salas de cinema de BH, quando assistia a filmes não-infantis... Tudo bem, acho que mês que vem Júpiter estará na oitava casa de Escorpião... se eu conseguir juntar todos os outros fatores... quem sabe?

6 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim, tem sido difícil ir ao cinema, pela existência de PESSOAS. Eu ainda acho que mato um no cinema, e comecei a sentir uma certa simpatia solidária por aquele Matheus que entrou no cinema metralhando, algo me diz que ele teve os seus motivos contra as pessoas mal educadas que vão ao cinema, e foi a maneira dele protestar contra isso.

Eu dou esporro, meto o calcanhar na cabeça do cara da frente, mando calar a boca e, se acompanhado dos pais, são eles o alvo da fúria.

A Danuza é meio idiota, mas aquilo de mandar criança pra cpçégio interno na Suíça até certa idade deveria ser pensado com mais carinho, ou então darem uma popularizada no Colégio Interno da Suíça.

Anônimo disse...

Ao finito.. e lendo !

Anônimo disse...

Ao finito.. e lendo !

Unknown disse...

Se ir ao cinema fosse meu problema eu estaria feliz, eu deveria ter feito um blog só pra contar das minhas tentativas de arrumar emprego, quer que eu conte uma? Não. Pensando bem, não vale a pena!!!

Anônimo disse...

Filme é no cinema! Foda é o dinheiro no bolso...

Saudades!

Anônimo disse...

Adoro ir ao cinema sozinho. Realmente tem gente que é um saco mas acho pior ainda quando vou com alguém que reclama direto.

Já levei criança uma vez no cinema e foi muito bom, ela gostava de falar sem parar mas o engraçado é que ela fazia sinal pra fazer silêncio, pra ela mesmo...

Pra crianças ninguém bate os filmes da Pixar, que agora são Disney. São os mais divertidos.